quarta-feira, 1 de abril de 2009

O DIA DA MENTIRA!




Átila
Desde que me conheço por gente 1º de abril é denominado "Dia da Mentira". É interessantes no-tarmos que para algumas pessoas ‘mentira’ e ‘verdade’ são relativas. O que para uma pessoa se apresenta como uma revoltante mentira, para outra é recebido sem maiores exasperações... Este ‘relativismo’ cresceu até o ponto de marcar diversas gerações e segmentos de nossa sociedade. Por exemplo:
a política - Instituído o "É dando que se recebe" , o desvio de verbas da merenda escolar para a construção de jardins nas casas de alguns privilegiados... - a fome e as necessidades das pessoas são relativas - os fins justificam os meios!
a ética - Liberação ‘total’ dos meios de comunicação, principalmente a TV, para a exibição de cenas de sexo, violência, propagandas ‘maravilhosas’ sobre o álcool e fumo, utilizando-se até de mensagens subliminares - enganar e usar as pessoas é relativo - os fins justificam os meios!
alguns segmentos da moda - Tornaram-se instrumentos de vulgarização do ser humano - homens e mulheres - ludibriar e usar as pessoas, mais uma vez, é relativo - os fins justificam os meios!
e até a religião - Onde a confusão entre as mensagens, posturas e propostas têm trazido engano e alienação - cegar e usar as pessoas é relativo - os fins justificam os meios!
Por isso creio que este "Dia da Mentira", mesmo sendo folclórico, pode incitar nossas mentes a uma avaliação rápida, não só do relativismo no cenário nacional, mas também sua influência sobre nossas próprias vidas, nossa realidade interior. Quantas pessoas assumiram este "Tudo é relativo" como estilo de vida e se encontraram num labirinto existencial sem limites ou opções! Pessoas que perderam, ou estão perdendo totalmente, seus valores, o ‘norte’, o rumo! Vejo pais que instituíram este ‘relativismo’ como padrão de comunicação no lar , no relacionamento conjugal, para a vida de seus próprios filhos... filhos... Trato de jovens que foram alvo deste tipo de ‘educação’ quase que semanalmente. Pessoas preciosas, mas que tiveram cedo demais a liberdade total incompatível com sua imaturidade. E ainda por cima não receberam as coordenadas emocionais, físicas, espirituais e acabaram perdendo (e se perdendo...) a alegria e o prazer da vida. Alegria que, talvez, seus próprios pais não sabem onde encontrar. "Tudo é relativo" é BASTANTE RELATIVO! Basta vermos os resultados disso.
Um livro que tem fascinado minha vida e influenciado diretamente na educação dos meus próprios filhos e na maneira como trabalho com os jovens e adolescentes de nossa comunidade é a Bíblia. É incrível como podemos encontrar nela respostas para os mais variados problemas e questionamentos cotidianos: Vida com qualidade total (ISO 9000 J ), relacionamentos interpessoais, educação de filhos, sexo, alegria, ansiedade, estresse, angústia, beleza interior e exterior, culinária, etc., etc. ... UFA! Ela tem muito a dizer sobre verdade - mentira - relativismo: Quando deixamos o relativismo tomar conta de nosso sistema de valores o caos se instala. Não podemos viver ignorando que nos mais "insignificantes" atos da natureza existem regras bem definidas, verdades absolutas que se não forem respeitadas trarão conseqüências terríveis. Experimente trocar a verdade da lei da gravidade pelo relativismo. "Bem, este negócio de gravidade na Terra é relativo. Se eu pular deste 56º andar nada me acontecerá, porque já assumi que esta lei é relativa para mim!" PODE? Da mesma maneira os relacionamentos com o meu próximo e comigo mesmo se desenrolam por meio de verdades absolutas que quando ignoradas trazem muita amargura e tristezas. A Bíblia trata também destas regras. Define onde termina a verdade e começa a mentira. Milhares de pessoas podem testemunhar que isto é a pura verdade, pois descobriram o conteúdo certo para tapar a lacuna! Incentivo você a parar um momento, dedicar um pouco de sua atenção ao que a Bíblia tem para dizer. Leia, estude, pense, questione e aplique. Estou certo que grandes resultados poderão ser vistos em pouco tempo. Coloco-me à sua disposição para conversarmos a respeito!
1º de abril, "Dia da Mentira". Que eu e você possamos ter coragem de nos permitirmos uma avaliação séria. Aproveitarmos esta oportunidade para olharmos no espelho, antes que o futuro nos traga as tristezas e conseqüências de termos visto o tempo simplesmente passar sob uma atuação ineficaz de nossa parte. Chico Buarque cantou: " Eu bem que avisei a ela, o tempo passou na janela só Carolina não viu. Eu bem que avisei sorrindo, o tempo passou, ai que lindo, só Carolina não viu".
Vamos refletir? Vamos reavaliar para mudar?
Um abraço,
lourdes mary




Eu Passei Para Saber De Você

... Saber
da sua saúde,
querendo que esteja bem.

da sua casa,
rezando para que esteja em paz.

da sua família,
esperando que esteja em harmonia.

do seu trabalho,
desejando seu progresso.

dos seus problemas,
almejando suas soluções.

das suas finanças,
aspirando a que você prospere.

da sua vida sentimental,
torcendo para que você tenha um amor.

das suas preocupações,
pedindo a Deus que você encontre tranquilidade.

Se você está em solidão,
tomara que perceba que pode me chamar.

Se você se sente em abandono,
quero que encontre apoio na fé.

Só passei para dizer
Bom dia ... Boa tarde ... Boa noite ...

Saiba que você estará sempre acompanhado
pelo meu bom pensamento dirigido a você.

E se ainda assim tudo lhe parecer escuro,
e você sentir que nada posso fazer,
peço-lhe que me conte que ainda lhe resta CORAGEM
e que me diga num breve recado
que recebeu esta minha mensagem.

Até sempre